sábado, 16 de maio de 2009

Gaia 24 Horas minuto a minuto

16 de Maio - 23 horas

Antes de mais este post começou muito depois do desejado, mas mais vale tarde que nunca.
Passo a explicar, embora seja um evento montado com muita pompa e circunstância, começou logo por revelar falhas e algumas deles, no mínimo, stressantes.

O envelope que continha as "credenciais" para os elementos da equipa, apenas tinha para os 12 pilotos sendo a comitiva composta por 13 elementos. A pulseira para o 13º elemento seria obtida mais tarde. Entre o passar de responsabilidade de "responsável" em "responsável" eram 9 horas da noite e ainda não havia responsável à vista.

Os treinos que, supostamente, começariam às 11:30 começaram eram 15 horas.
De uma duração de 90 minutos de treinos, passou para 60 minutos, o que dava sensivelmente 5 minutos de treinos para cada elemento, ou seja, 2 ou 3 voltas lançadas.

Há vários casos de pilotos que andaram 3 voltas atrás do pace kart sem fazer uma única volta em condições. O pace kart estava constantemente a entrar. A chuva e os vários despistes assim o obrigavam.

Obtivemos o 4º melhor tempo para a largada.

Entre os treinos e a corrida, houve tempo para assistir a uma apresentação de jovens pilotos de karts, um sessão de X30´s onde o piloto de Fafe, Ezequiel Costa, também participante da 24 Horas, brilhou arrancando aplausos em todas as curvas.

A corrida finalmente começou por volta da 18 horas.

18h - António Dias abriu as hostes. Houve azar com os pace karts que entraram duas vezes em pista no seu turno e sempre à sua frente. Isso possibilitou que os 4 karts que seguiam à sua frente nessa altura, se colassem aos últimos do pelotão, ganhando quase uma volta. E isto aconteceu 2 vezes.

Entretanto começa a chuver.

Várias mudanças de pilotos muito perigosas dado o local escolhido para as trocas.

19h - Rebelião dos chefes de equipa provoca mudança de local de trocas de pilotos. Algumas equipas viriam mesmo a abandonar a prova antes de esta terminar alegando falta de condições de segurança e como sinal de protesto.

19h 15m - Cuxixo mais ou menos oficial: o local foi o escolhido devido às fotografias ficarem mais bonitas.

Caímos para 10º.

0h 00m - Uma excelente recuperação coloca-nos no 5º lugar da grelha.

1h 00m - Prova interrompida. Motivo: Falta de segurança dos pilotos. Os sucessivos acidentes entre pilotos e contra as protecções da pista, levaram a Direcção de prova a suspender o evento por 10 min. para a reconstrução das protecções que delimitam a pista.

1h 45m - Re-Início da corrida. Apesar de uma saída de pista na largada, o Rui Alves alcança o 4º lugar na classificação.

1h 50m - Estamos em 6º na classificação.

A chuva estava a correr de feição para o nosso lado.

Às 4 horas da madrugada estávamos em 4º.

Às 9 da manhã estavamos em 2º.

Aqui começaram os problemas.

Primeiro mecânicos: a corrente começou a ganhar folga e o flexível do cano de escape abriu. 

Optámos por fazer uma paragem preventiva para evitar males maiores e apertar a corrente e substituir o flexível e com isso perdemos algumas voltas.

A completa ausência de penalizações até este ponto da corrida criava uma autêntica selva na pista. Os toques maldosos eram constantes. As bandeiras amarelas era levantadas sem qualquer nexo. O Pace Kart entrava em pista e mantinha-se por voltas intermináveis sem motivo aparente. Sem qualquer sinal da parte da Direcção de prova que iriam tomar as rédeas da prova.

Devido a esta "selva" perdemos o Manuel Pereira, lesionado nas costas, ficando a equipa reduzida a 11 elementos. E ainda outros dois elementos foram selvaticamente postos fora de pista sem qualquer reacção ou penalização dos comissários, directores de prova, organização ou quem quer que fosse. 

Durante a manhã a fome deu origem à fartura no que respeita às penalizações. Muitas delas por culpa da selva existente até aí. 

Nesta fase começou o desânimo entre as nossas hostes e o sentimento de desigualdade de tratamento de resto evidente.

Administrativamente caímos de 2º para 5º. Depois, e mais uma vez administrativamente, caímos para 7º. O Leandro Rodrigues foi o único punido por "excesso de velocidade", "colocar em causa a integridade física dos comissários que recolocavam os pneus no sítio devido" quando circulava num grupo de 4 karts. O Carlos Veloso foi acusado de passar com bandeiras amarelas, quando outra equipa, no mesmo turno, passou 4 outros karts do mesmo modo e recebeu apenas 2 punições, este facto foi amplamente falado junto dos monitores entre outras equipas. O Nuno Oliveira foi penalizado por "condução anti-desportiva" quando o que não faltou foi condução antidesportiva ao longo das 24 horas de prova. Alguém ouviu dizer "vamos estar atentos ao kart 19".

A mecância começa mais uma vez a ceder. Seguindo em andamento elevado, ao forçar o nosso andamento, o Rui Alves sofre um despiste violento por falta de travões. Esperou quase 10 minutos pela carrinha de caixa aberta que transportava os karts avariados. Entretanto começa a chuver. Chegado à oficina é acusado de não saber andar à chuva e que o kart só não travou por causa do piso molhado. Esqueceram-se que só começou a chuver depois do acidente.

Caímos para 13º, com uma muito ténue janela para o 10º lugar. Se, à partida, um lugar no top 10 seria uma boa classificação no meio deste grupo de equipas, depois de termos estado em 2º, o 10º lugar iria sempre saber a pouco.

A partir daqui a equipa desanimou.

Para azar dos azares, quase no final das 24 horas, os travões voltaram a ceder e desta vez em piso seco. Aqui a desculpa do piso molhado já não serviu de argumento. A resposta do mecânico depois de "reparar" os travões foi "Já deve dar para acabar a corrida".

As 3 horas finais foram a tentativa de aproveitar a oportunidade de andar de kart sem compromissos posicionais num circuito citadino com um desenho fantástico, com muita gente a assistir, com excelentes karts, equilibrados, potentes, muito bom ambiente em todo o lado, massagens à borlix e acima de tudo uma entreajuda que merecia outro resultado final.

Terminámos em 14º.

O nosso muito obrigado a todos os presentes especialmente a duas pessoas, ao Manuel Rodrigues, grande director de box, que esteve desde as 6h 30m da manhã de sábado até ao final da prova no domingo, SEMPRE a trabalhar em prol da equipa, coordenando a dinâmica do grupo. Também ao repórter fotográfico Sérgio que garantiu a cobertura da nossa participação neste evento, dando mesmo assim uma grande ajuda à equipa mantendo-se, também ele, muito atento ao longo de todo o evento.

5 comentários:

António Matos disse...

A coisa promete !
Quando as organizações dão esses barretes, quem paga são os pilotos !
Boa sorte e quero ouvir a vossa posição às 7 da manhã !
BOTEM FORÇA NISSO, CARAGO, e não estraguem muito esses karts novinhos ...
António Matos

Antonio Dias disse...

Bem, por onde começar? Acho que vou falar do bem que houve.É mais curto.Karts muito bons , correr ã frente de milhares se pessoas foi espectacular , o circuito dava muito gozo apesar de ser perigoso,mas em cidade é mesmo assim,a equipa é espectacular, o Manager incansavél e o fotografo mais parecia o One man Band.Fez de tudo.Muito obrigado.E agor se tiverem paciência continuem a ler ,senão vão ler as noticias do sapo ou assim :))))))))). 1º-é inadmissivél uma organização desta envergadura ter falhado tanto:Horários, menos meia-hora de treinos,falta de pulso no incio da corrida para com os verdadeiros leões na pista tendo depois tentado emendar mas foi tarde e ás pessoas erradas,enfim.Mas falhas toda a gente tem ( excepto o senhor Pragosa :))) ).O que mais me desmotiva a ponto de ter decidido nunca mais fazer uma prova deste tipo foi o comportamento de grande parte dos "pilotos".Deveriam começar por aprender o que é uma bandeira amarela:ABRANDAR E NÃO ULTRAPASSAR.Foi incrivél o comportamento de alguns.No meu 1º turno tive durante todos os 30 minutos, um individuo atras de mim que não deve ter gostado da publicidade do nosso kart,toques,toques,toques e por aí fora.Curiosamente, outro elemento da mesma equipa ultrapassou-me com bandeiras amarelas na zona onde só cabia um.Com a bandeira vermelha e todos parados na pista teve outros 2 pilotos a falarem com ele sobre o seu comportamento.Lamentavél.Podem dizer tudo o que quiserem mas se as coisas fossem limpas a nossa classificação teria sido o pódio,sem recorrermos á agressividade.É pena que um evento que poderia se tornar numa referência em Portugal tenha corrido desta maneira mas pronto, já passou.Venha o nosso campeonato.

Abraços

Eduardo Sousa disse...

boa noite.. dei com o v/ site por acaso mas já agora permitam me partilhar a minha experiencia.. tambem estive nas 24h com a kartbraga e curiosamente também passamos pelo 2º lugar estando alias muito perto do 1º quando misteriosiamente nos surge uma penalizaçao de 4 voltas sem razao aparente quando quem seguia em 3º era uma equipa da organizaçao (a mesma que fez entrar o pace kart na pista quando foram pa oficina a um ritmo deveras lento)... essa penalizaçao acabou por ser reduzida para duas voltas mas foi indiferente uma vez que logo perto da meia noite tivemos serios problemas com o nosso kart tendo partido o pinhao de ataque e a correia a salta cerca de 2h em 2h até que tivemos de desistir a 3h do fim por nao haver mais embreagens para substituir. uma vergonha. a juntar a alguns comportamentos de certos pilotos que para além de me terem mandado fora, ou tentado, mais do que uma vez, vi muita gente a sair para a pista sem olhar, metendo se no meio do pelotao sem o minimo cuidado.. enfim

um abraço e espero que tenham gostado, eu apesar de tudo diverti me imenso

Fernando disse...

Boas pessoal.

Passo a dizer que passei um fim de semana espectacular. Adorei. Com a nossa equipa, o tempo passou num ápice. Quando dei conta já estava no fim :(.

Mas quanto à prova, devo dizer que mostramos o nosso valor como equipa. Mostramos que temos potencial para nos batermos pelos lugares cimeiros de qualquer prova.

Faltanos um pouco mais de experiência para aguentar a pressão de estarmos muito bem posicionados :)

Contudo, digo novamente, estivemos bastante bem.

Os azares que aconteceram, a meu ver, serviram para evoluirmos, para aprendermos mais um pormenor que nos faltava na nossa bagagem de piloto amador (quase pro ;)).

Vamos trabalhar para que possamos entrar em muitas mais, divertirmo-nos e mostrar o nosso valor a todos os kartistas de portugal e não só ;)

Grande Abraço

Alex Senna disse...

Excelente equipa, não fosse ela composta por ex pilotos kartbraga:-) Tiveram sem dúvida uma excelente escola...
Os meus parabéns pela boa prestaçao nas 24 horas de gaia.

Alexandre Gonçalves
www.kartbraga.com