domingo, 12 de julho de 2009

Vasco Machado ao Ataque



Após uma longa caminhada no autocarro lá chegamos ao FunPark de Fátima para a realização da 4ª Prova da RedLine Cup 09, onde nos esperava um circuito com pouco mais de 1 km no qual se poderia atingir velocidades médias muito próximas dos 70Km/h nos potentes Karts PCR 390cc.
Desta vez o sol brilhou durante todo o dia, e não foi só o sol a Brilhar, Vasco Machado mais uma vez, subiu ao lugar mais alto do Pódium, mostrando que está aqui para lutar pelo primeiro lugar do campeonato.
Após todas a verificações e briefing realizado pelo Sr. Ricardo do FunPark, deu-se então ao inicio dos treinos cronometrados onde António Matos com muito mérito tirou a pole.
A primeira manga ficou marcada com os azares de diversos pilotos que viram o seu bico a saltar várias vezes e a mecânica a deixá-los ficar mal, e fica aqui um ponto negativo ao kartódromo que numa frota destas e com uma prova de tão curta duração isto não deveria acontecer, onde quem levou a taça dos mais azarados foi o José Gonçalves.
Esta Manga terminou com 1º Vasco Machado, 2º António Matos e 3º Leandro Rodrigues.
A segunda manga e como já é habitual no nosso troféu a grelha foi totalmente invertida a partir dos resultados da primeira manga. Aqui José Gonçalves partiu de primeiro lugar e não conformado com tudo que lhe aconteceu arrancou e deixou para trás todo um pelotão a proporcionar momentos de corrida como há muito que não se via. Ficando assim o resultado desta 2ª manga 1º José Gonçalves, 2º Carlos Veloso e 3º Nuno Lopes.

O resultado Final foi o seguinte:

1º Vasco Machado
2º António Matos
3º Leandro Rodrigues
Obrigado a todos pelo excelente dia que nos proporcionaram.
RedLine

4 comentários:

António Matos disse...

Ora cá vai a minha crónica à prova de Fátima agora que acabo de chegar deste dia fantástico no que diz respeito quer ao karting quer à meteorologia.

Aqui o Oeste, permitiu-me uma boa manhã de praia e agora à tarde foi revigorante o mergulho piscínico ao fim do dia ….

Mas o karteiro tem como missão principal reportar o dia motorizado e então lá vai.

Chegado ao kartódromo reparei logo na luxuosa Motor Home estacionada no parque com uma inscrição alusiva à municipalidade vimaranense.

No restaurante do complexo desportivo, uma mesa com alguma dezenas de clientes de sotaque nortenho davam um ar animado ao ambiente.

Acabado o repasto, começam a aparecer as toilletes dos pilotos a evidenciar a proximidade do início da prova.
As mulheres e os filhos complementavam a fotografia com muita elegância.

E começaram os treinos.
Correram-me bem.
Fiz a pole.

E arrancámos para a 1ª manga.
Fiz uma partida muito cuidada, sem exageros, e as 2 primeiras voltas, fi-las demasiado lentas a não permitir usufruir convenientemente da vantagem que tinha em prol dum conveniente aquecimento de pneus.

Julgo que lá para o meio da manga fui, então, ultrapassado pelo Vasco sem hipótese de lhe dar luta.
Não me apercebi de grandes problemas, pelo contrário, vi muita correcção na obediência às bandeiras azuis e no facilitar das ultrapassagens.

Acabei num óptimo 2º lugar que me ofereceu a penúltima posição na grelha para a 2ª manga fruto da sua inversão total.

Vamos para a 2ª manga com o aviso que se fariam previamente 2 voltas SEM ULTRAPASSAGENS parando depois na linha de partida para a verdadeira partida.

Porém, ao semáforo verde, o Vasco ( último na grelha ) arranca espavorido e na primeira curva já ia em 1º !!!
Fica apenas o reparo para que todos tenhamos atenção aos breifings pois não vale só dizer, "não sabia, julguei que já era a valer", etc. ….
Caso se tratasse do kartódromo da Batalha e com o sempre activo Pragosa, ai Vasco, Vasco, estavas feito ….

Ok, deram a partida e havia ( para mim ) que fazer algo de inteligente para chegar à frente e não ficar sem o nariz.

Volta após volta, lá ia ganhando posições e os ailerons que me iam passando junto á cabeça iam ajudando ….. era sinal de outros tantos pilotos a parar nas boxes para os arranjarem ….

Houve ultrapassagens muito, muito arriscadas que só um golpe de sorte podia permitir ao “arriscador” continuar em pista com hipóteses de fazer uma boa classificação.

Ainda consegui chegar a 6º após uma boa disputa com o Vasco.
No cômpeto geral consegui um 2º lugar o que foi muito gratificante.

No final houve ainda tempo para se referenciar novamente a prova de solidariedade no dia 5 de Setembro na Batalha onde o Redline será uma presença garantida mas estuda-se a hipótese de uma 2ª equipa. Bem hajam !

Vamos para férias kartistas !
A próxima será em Guimarães e estou ansioso de ver os Birel de Vila Real !

Um abraço a todos e parabéns ao vencedor e a todos os participantes em Fátima.
António Matos

Nuno Lopes disse...

Ao contrário do normal, desta vez não fui no autocarro para a prova. Este foi um fim de semana (muito) alargado, longe do escritório, passado na terra do António Matos.
Ainda com os olhos meios remelosos da noite anterior (e se calhar ainda da noite antes) fizemo-nos à estrada de Oeiras a caminho de Fátima. Eu, Humberto, Pedro, Loy e Vânia (a quem agradeço o excelente fim de semana).
Já tinha corrido nesta pista uma vez mas tinha em mente apenas algumas partes das suas curvas muito manhosas. Acho que me adaptei bem à medida que se foi desenrolando a corrida.
Não me recordo a posição da classificação (7º acho) mas perdi algumas posições na largada e principalmente na segunda curva onde alguém perdeu o controlo mesmo à minha frente e para evitar ficar sem o meu bico, travei forte e vi muita gente passar por mim.
Felizmente fui conseguindo ganhar posições. Acabei em 5º atrás do Fernando. Na 2ª manga com a grelha invertida, e largando de 12º (acho) aquela 2ª curva adivinhava-se ainda pior e só não o foi no meu caso, porque a confusão aconteceu mesmo atrás de mim.
Acabei com uma alcateia atrás de mim que mete respeito a qualquer pastor e o 3º lugar era o meu rebanho :D
Resumindo: 4º Lugar na Geral, fantástico picanço com o Fernando na 1ª Manga e muita pressão por parte do Leandro e do Vasco no final da 2ª Manga mas sempre muito correcta.
Depois da entrega de prémios, fomos para Óbidos jantar e seguimos para Lisboa no final do repasto. Acabámos a noite a roubar garrafões de água aos espanhóis no parque de campismo às 5 da manhã :D
Com a consciência pesada, fui ajudar umas espanholas a desmontar a tenda no domingo antes virmos embora :D
Obrigado por mais um excelente dia de corridas, parabéns aos vencedores e aos vencidos.

José Gonçalves disse...

Esta corrida ficou marcada pelas varias avarias incompreensiveis dos karts. No meu caso fiquei bastante descontente porque tinha acabado de ultrapassar alguns que tinham ficado num acidente na segunda curva, quando, pouco depois, o kart começa a ficar lento....ate que quando chego ao inicio da boxe e largo o acelerador o motor vai abaixo......... quando voltei à pista e com um kart "novo" consegui ainda passar uns tres pilotos mas de nada serviu visto que tinham ja uma ou mais voltas de avanço. A segunda manga, essa, ficou marcada pela história das duas voltas de aquecimento a meu ver mal explicadas ou entao mal interpretadas...mas pronto.
Como tinha ficado em ultimo na primeira manga, a grelha invertou-se e saí da primeira posiçao na segunda manga... Acho que me correu bem pois consegui afastar-me um pouco do segundo lugar e acabar no lugar em que comecei.

Ja agora queria dar os meus parabens à organização por conseguir fazer de um trofeu amador bastante competitivo, limpo e bem organizado e a todos os pilotos tambem porque sem eles isto tambem nao seria possivel.

Fico à espera dos videos e da tal corrida nos karts pessoais...lol

Abraços a todos e venha a proxima!

José Gonçalves

Fernando disse...

Foi a primeira vez que notei que tenho que ter mais calma no início das 2ªs mangas :), dei um toque logo no início que me estragou a corrida. Ainda por cima tinha um kart espectacular. Se tivesses esse kart na 1ª manga era bem capaz de vencer :). Pois nem sei como fiquei em 4º na 1ª.

De resto foi um fim de semana espectacular, como sempre.

Umas férias para acalmar, mas por mim era já outra prova, porque nunca me canso.

Rui, se conseguires por a tabela, para download, da classificação, era fixe.

Abraço a todos.
Fernando